Diário de viagem: Fernando de Noronha

Olá meninas! Hoje decidi falar de uma viagem que eu e meu namorado fizemos, em julho desse ano(2014), uma experiência incrível no aquário natural que é Noronha, um lugar que com certeza vale a pena conhecer!!

A ilha de fernando de noronha é um dos arquipélagos mais famosos do mundo, um arquipélago vulcânico. na Ilha, se tem a sensação de estar em uma parte do Brasil que deu certo, são 17 quilômetros quadrados à 545 km da costa, onde vive uma população de apenas 2.100 habitantes.

Atualmente existem três vôos diários que partem para ilha, dois saindo de Recife (eu parei em recife) e um de Natal, não existem vôos direto de outras cidades porque a Ilha de Fernando de Noronha não tem estrutura para reabastecimento das aeronaves seguirem para outros destinos. A ilha é divididas entre as praias de dentro(entre o continente e a ilha) e as praias de fora(do outro lado, que esta em mar aberto)

Preparativos: Fechamos a viagem na CVC, lá incluíram o grupo de guia de viagens ATALAIA, porém lá em Noronha existem mais vários deles, vale a pena pesquisar. A viajem dura cerca de 6h, dependendo de qual vôo você fizer, nós fizemos vôo quase-direto, apenas parando em Recife para embarque e desembarque de passageiros mas quem ia para Noronha não saia do avião.

Chegada: Lá eles sempre estão em horário de verão, são 1h a mais que o continente em qualquer época do ano. Chegando no aeroporto, nada de novidades, um aeroporto bem pequenininho onde apenas se faz o check out, pega a bagagem e lá mesmo já paga as taxas necessárias(taxa de preservação ambiental, que é cobrada em quantos dias você vai ficar na ilha e taxa de preservação de trilha, caso vá fazer).
Saindo do aeroporto na porta já estava esperando o guia da Atalaia para nos levar na pousada. É necessário também comprar um cartão que você deverá apresentar na entrada de alguns passeios, como o do ilhatour.

Acomodações:Em noronha não existem Hotéis, ali é “”tudo”” ecologicamente correto então tome cuidado ao fechar uma pousada ali(as melhores são Pousada Maravilha, vulgo pousada do Luciano Huck e a Zé Maria e a Colina dos Ventos, são considerados hotéis), outras pousadas são casa de residentes ali da própria ilha que fizeram um “jeitinho brasileiro” em suas casas para receber os turistas.

Passeios:Chegando lá, fomos para a sede da Atalaia onde deram uma palestra sobre a ilha(15m) e ofereceram para fechar os passeios, todos os guias de viagens levam e buscam em todos os passeios você no próprio hotel, legal né? Vou explicar um pouco sobre os que eu fiz:

Ilhatour: Com certeza o passeio mais cansativo e também o mais importante, começa cerca de 8h da manhã, onde conhecemos TODA a ilha por terra, visitamos quase todas as praias de noronha(mais importantes), inclusive a Baia dos porcos(considerada a praia mais bonita do mundo), fotos no morro dos dois irmãos(você ja deve ter ouvido falar) mergulhos nessas praias, eu encontrei tartarugas, corais, tubarões, arraias. E ela se encerra as 18:30 com um por do sol em uma montanha de noronha, sensacional né?

IMG_2097.JPGIMG_2093.JPGIMG_0616.JPGIMG_0617.JPG

IMG_1957.JPG

IMG_1905-0.JPG

IMG_2033-0.JPG

Passeio a Baías dos golfinhos: O mais triste de noronha é que não se pode nadar junto aos golfinhos 😦 Se você der sorte pode vê-los em outros passeios, mas esse é 90% de chance de vê-los. Esse passeio percorre todas as praias de dentro com o barco, cada movimento um flash hahahaha muitas paisagens maravilhosas para fotografar!

IMG_1970.JPG

IMG_2046.JPG

IMG_2030-0.JPG

<aIMG_0614.JPG

IMG_1973.JPG

IMG_2107.JPG

Aquasub: Você será puxado por um barco segurando uma prancha e estará usando mascara e snorkel para olhar tudo enquanto isso, é muito fácil manusear a prancha, eles te ensinam na hora e assim você consegue tranquilamente, achei um dos passeios mais legais!

IMG_0621.JPG

IMG_0619.JPG
( não tenho fotos desse passeio, mas peguei essas da internet para vocês terem uma noção)

Mergulho de cilindro:Nem preciso dizer o quanto amei esse passeio né?? Você vai a 10 metros dentro do mar, a vista lá embaixo é incrível, bem diferente de apenas mergulhos rasos que fizemos boa parte dos passeios, você acha uma diversidade de corais, animais aquáticos e etc, existem dois tipos, o mergulho batismo(primeiro mergulho) onde você vai com um instrutor para te guiar e o mergulho profissional(para quem já fez aulas, lembrando que tem que comprovar). Fora que eles oferecem fotógrafo para fotografar e fazer vídeos de você enquanto está fazendo o mergulho e depois você escolhe se quer alguma foto e o vídeo.

IMG_2184-0.JPG

IMG_2181-0.JPG

IMG_2182-0.JPG

Existem também mais 3 passeios famosos que não fizemos, a trilha do atalaia, trilha dos golfinhos e caminhada história(não preciso nem dizer por que não fizemos né, andar não é nosso forte messsmooo hahahaha)

Onde comer:
Eu como uma boa gordinha achei os restaurantes de noronha fracos, muito fracos, não existe Aquela comida boa lá, existe uma espécie de centrinho, onde estão concentrados as maiorias dos restaurantes. Ali fica a sua escolha.
Recomendo:

Chica da Silva: , gastronomia sensacional, depois que descobrimos esse restaurante só comemos nele rsss hahahahaha o cardápio variado, contém mais peixes(avá) e as sobremesas deliciosas! Fora os drinks, só me façam o favor de passar lá! Hahahahaha

IMG_1806.JPG

IMG_1805.JPG

A varanda, não vi nada demais nesse restaurante, bem famosinho por lá, disseram que ele tinha uma varanda para o mar e que a vista era linda, realmente tinha um pedaço de mar, mas primeiro vinha um monte de mato que tampou toda a visão, vi mais mato do que a belíssima vista, mas a comida era boa, em relação ao resto da ilha, o que chegou mais perto da Chica da Silva.

IMG_1790.JPG

IMG_1788.JPG

Dicas:
– Apesar da ilha ser pequena, não da para fazer tudo andando, e o ônibus, falo no singular por que realmente só tem UM ônibus, passa a cada 30-40m então você perde muito tempo, por isso todo mundo aluga um buggy lá, eu acho que realmente vale muito a pena!

IMG_0622.JPG

– No centrinho você encontra muitas lojas de diferentes coisas, você pode comprar muitas lembrancinhas, e também fazer camisetas, copo, personalizado, comprar biquini e etc

– Os restaurantes a noite abrem por volta das 18:00-19:00 e fecham 23:00h, por isso vá comer cedo, eu dormi em um dos dias e acordei muito tarde e não havia mais NADAAA aberto.

– Há apenas 1 mercado na ilha, que fica na pqp, se for possível compre tudo nas lojas do centro.

– Vá a praia do cachorro! É a única que tem um quiosque, onde você pode sentar e pedir algo e tem guarda sol também e aluguel de equipamentos para mergulho, vi mais arraia nessa praia do que em todos os passeios juntos! E nela também tem uma piscina de pedra, conhecida como “buraco do galego”, vi muita gente pulando la dentro, por isso fiquei com medo de ir tirar foto kkkk

IMG_1779.JPG
IMG_0625.JPG

IMG_0624-0.JPG

– Existem muitos pontos onde você pode alugar equipamentos( TODOS ) para mergulho, pesquisem bem, cheguei a pagar em um lugar 20 reais por um pé de pato e encontrei em outro lugar por 5 reais.

– Na ilha existem alguns proprietários que alugam lancha, elas são todas preparadas para pesca, vai com você dois instrutores para auxilio, nós fomos e foi incrível, apesar da nossa brilhante invenção de ir no mar de fora( com emoção ou sem emoção? Com emoção, claro!) e ter balançado muitooo( pra quem fica enjoado com facilidade,opa, é perfeito #sqn) conseguimos até pescar um peixinho, um atum que depois virou sashimi fresquinho!

IMG_1939.JPG

IMG_2037.JPG

IMG_0627.JPG

– Projeto Tamar: eles resgatam tartarugas marinhas toda as quintas-feiras e está aberto aos turistas para acompanhar, não fui mas queria ter ido!( ja tinha passeio marcado no dia). E eles tem uma sede onde existem palestras todos os dias sobre alguma curiosidade, e uma exposição sobre tartarugas(muitoo boa)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s